LIBRAS


Sobre as expressões faciais e corporais presentes na Libras - Língua Brasileira de Sinais, leia com atenção, as afirmativas a seguir:

 

1 - As expressões faciais e corporais podem realizar-se por meio de movimento na face, olhos, cabeça e tronco.

 

2 - As expressões faciais e corporais não representam ou potencializam os tipos de frases em Libras, por exemplo: afirmativa, negativa, exclamativa, e interrogativas.

 

3 - As expressões faciais e corporais são estruturas gramaticais obrigatórias na língua brasileira de sinais em contextos determinados.

           

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:


1 e 2 apenas.


2 e 3 apenas.


1, 2 e 3.


2 apenas. 


1 e 3 apenas.

Em seus estudos referentes ao capítulo: “A audição e o processo de ensino aprendizagem” a respeito dos critérios de classificação das deficiências auditivas, sabe-se que podem ser classificados quanto à localização, grau, origem, lateralidade e idade de aparecimento. Relacione a primeira coluna de acordo com as características da segunda coluna:

 

1. Localização                              (    ) Leve

2. Grau                                       (    ) Bilateral

3. Origem                                    (    ) Central

4. Lateralidade                             (    ) Hereditária

5. Idade                                       (    ) Na fase pré-linguística

 

Assinale a alternativa correta:


5, 2, 4, 3, 1.


2, 5, 3, 1, 4.


1, 3, 5, 2, 4.


2, 4, 1, 3, 5.


5, 2, 1, 4, 3.

Nos estudos referentes ao capítulo “A importância da audição no processo ensino aprendizagem”, a respeito das principais patologias e sintomas audiológicos, estudamos sobre algumas patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Abaixo estão relacionadas algumas dessas patologias. Então, de acordo com o que estudamos, marque a alternativa correta:          


Resfriado, sarampo e caxumba.


Otite média, caxumba e meningite.


Gripe, caxumba e rubéola.


Otite externa, dengue e caxumba.


Conjuntivite, dengue e otite média.

Representação é o processo pelo qual membros de uma comunidade, utilizando sistemas de signos, produzem a comunicação de seus bens, valores, crenças, sentimentos e conhecimentos.

Com relação à representação, avalie as afirmações a seguir:

 

I. A representação pode ser verbal, quando se utilizam os sistemas de línguas orais.

II. A representação pode ser gráfica, quando se utilizam sistemas de linhas e cores.

III. A representação pode ser visual, quando são usados os sistemas de sinais, como, por exemplo, as línguas de sinais utilizadas pelas comunidades de surdos, ou seja, para representar uma ideia, um sentimento, um conhecimento, um objeto ou uma situação.

 

É correto o que se afirma em:


 I e II apenas.


III apenas.


 I e III apenas.


 II e III apenas.


 I, II e III.

No Brasil, a comunidade surda recebeu o reconhecimento da sua língua oficial através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Esse Decreto garante o direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e a inclusão dos alunos por meio de organizações em classes de educação bilíngue. Sobre a proposta educacional bilíngue para surdos, analise as afirmativas a seguir:

 

I - A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo como um ser que é linguística e culturalmente diferente.

II - A proposta educacional bilíngue fundamenta-se na recuperação e reabilitação dos deficientes auditivos, permitindo o uso da língua de sinais como um recurso e estratégia para o ensino da língua portuguesa oral e escrita.

III - A proposta educacional bilíngue considera que os surdos formam uma comunidade linguística minoritária caracterizada por compartilhar uma língua de sinais, valores culturais e modos de socialização próprios.

IV - A proposta educacional bilíngue caracteriza-se pelo uso simultâneo de sinais e da fala, porém os sinais são utilizados dentro da estrutura gramatical da língua portuguesa, assim permitindo aos surdos serem eficientes em duas línguas.

V - A proposta educacional bilíngue considera a língua de sinais como língua natural e, portanto, a primeira língua da pessoa surda e o aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar CORRETAS:


I, II e IV.


todas as alternativas estão corretas.


I, II, III e V.


I, III e V.


III, IV e V.

Em relação aos universais linguísticos, existem casos em que a comparação da língua de sinais com as línguas orais não é imediata devido à natureza do canal perceptual de cada língua, fato que não invalida a observação de que os universais linguísticos são encontrados:

 

I – Onde houver seres humanos, haverá língua(s). [...]

II – Não há línguas primitivas – todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos. [...]

III – Todas as línguas mudam ao longo do tempo. [...]

IV – Todas as línguas apresentam categorias gramaticais. [...]

V – Universais semânticos, como fêmea ou macho, animado ou humano são encontrados em todas as línguas. [...]

 

As alternativas corretas estão contempladas em:


II e III apenas.


I, II e V apenas.


todas as alternativas estão corretas.


I, II e III apenas.


II, IV e V apenas.

De acordo com pesquisadores e estudiosos da área da surdez, os surdos passam por diversas dificuldades no decorrer de suas vidas. Diversos autores como Ciccone, Brito, Reis e Fernandes afirmam que a criança surda, ao sofrer atraso de linguagem, mesmo que aprenda uma língua tardiamente, terá sempre como consequência desse atraso:


problemas motores.


problemas emocionais, sociais e cognitivos.


problemas intelectuais.


somente problemas de fala.

problemas psíquicos.

Páginas: 12345678910